domingo, 25 de julho de 2010

MEFIJA Tarde de 24-07-10


Pedalei a tarde inteira, estrada difícil, terra pra tudo quanto era lado, uma imensidão no horizonte e eu muito cansado, além de um pouco preocupado com o pneu que desde muito vem murchando aos poucos e, se não recalibrado sempre, acabafurando a camera.
Foi anoitecendo, já sabia que isso aconteceria e eu não conseguiria chegar na próxima cidade chamada Ipameri, mas mesmo assim estava disposto a continuar mesmo no escuro. Porém, pra minha surpresa, depois de dezenas de Kms sem ver uma casa a beira da estrada, avisto um conglomerado de pedras com uma escrita que mais parecia o nome de uma fábrica ou instituição governamental, percepção que só aumentou quando observei escrito numa porteira - "NÃO FUME, NÃO DESÇA" - e isso só fez com que aquele suspense aumentasse, Não fume? não desça?, o que seria aquilo? alguma espécie de lugar que comportasse algo que poderia vir a explodir a qualquer momento?. Como não havia ninguém ali, arrisquei uns passos além da porteira, dei uns gritos de "OPA" por ali e de repente vi aparecer um sujetio, intensifiquei os chamados até que ele me observou e veio em minha direção para enfim me revelar que lugar era aquele, MEFISA, uma casa de recuperação de dependentes de drogas, principalmente crack, muitos dos quais ja haviam estado em conflito com a lei, e ele, Renato, era um dos internos, termo que ele mesmo utilizou após eu lhe perguntar se era monitor do lugar, tamanha sobriedade e autonomia que me transmitiu.
Expus meu caso pra ele, que estava viajando de bicicleta, havia doado minha barraca, perdido minha rede, os pneus com aqueles problemas todos... pedi um canto de concreto pra jogar o isolante témico e saco de dormir que me restaram para passar as noites e, depois de me ouvir, ele esboçou muita compreensão e chamou o coordenador do espaço, para o qual repeti a história, agora cercado por outros "internos" (o termo utilizado pelo coordenador é aluno), e ele, primeiramente muito desconfiado me pediu os documentos, depois me chamou pra uma conversa no seu escritório, me explicou umpuco daquele projeto e disse que me ajudaria pois era alguém de muito bom coração e que foi tocado pelo senhor em relação a mim, além do que na próía biblia estava escrito que não se deve negar auxilio aos viajantes.
Julio, nome fictício do coordenador, já havia sido aluno no MEFIJA e segundo ele a permanência por lá é de 9 meses, simbolizando também uma gestação, o tempo que leva pra se nascer, e é justamente um novo nascimento que ali está por vir, o aluno chega e os primeiros 3 meses são para a desintoxicação, nos outros 3 se ganha autonomia e firmeza no propósito de não voltar para as drogas no pós clínica, os últimos 3 meses você reforça essa autonomia e se prepara para a tão aguardada saída.
O lugar respira religião, são vários cultos evangélicos ao longo do dia e atraves da fé que busca-se ali o caminho para um novo mundo sem drogas. Paticipei de dois cultos, muito diretos e fortes, por sinal, falam de roubos, assassinatos,má influências que tendem a levar os homens ao caminho da perdição, sendo que tudo o que é dito tem respaldo biblico e é realmente impressionante como daquele livro encontram versículos e ensinamentos que os afetam diretamente e eu, também muito sensibilizado com tudo, aprendi muito sobre fé. O culto parecia ser pra mim, uma energia incrível tomava conta do lugar, uma força que pouquíssimas vezes havia sentido dentro de uma igreja. Oraram por mim, pela minha viajem, foram realmente muito solidários, me persentearam com pulseiras que eles lá produzem artesanalmente, além de uma infinidade de Halls, que lhe são dados como forma de amenizar a falta do cigarro, cada um chegava com tres ou quatro pacotinhos de Halls e me ofertavam.
Julio passou por todo esse processo como interno, voltou pra casa após os nove meses mas uma semana depois a voz do senhor o chamou para que ele continuasse sua obra e ele voltou ao MEFISA, agora como estagiário e permanecerá nessa condição por mais 3 meses para aprender o processo do cuidado, o qual ele desmpenha muito bem.
Na MEFISA ha uma coletividade muito grande, todos parecem se respeitar muito. Julio disse-me que uma grande extensão de terras ali pertence a um pastor e que aquele terreno onde se encontrava a clínica foi doado por ele, porém, não contam com contribuições para a manutenção do espaço, a não ser os
R$250,00 pagos pelas familias dos rapazes ali em recuperação, 20 no total.
A simplicidade do lugar e falta de recursos são explícitas, fiz duas refeições com o pessoal, no jantar uma espécie de sopão meio papa onde tinha de tudo mistirado; arroz, macarrão, legumes; no café da manhã, pão puro aquecido pra virar torrada, suco de saquinho e cha de erva cidreira. Porém a garra daquele povo é imensa e, mesmo em meio as dificuldades, não falta acima de tudo a vontade de sair das drogas e começar uma nova vida.
Em poucos lugares me senti tão bem recebido, realmente um grande ensinamento de vida pra qualquer pessoa. Em viajens como esta, na qual vemos muitas coisas e perfis diversos, aprende-se muito a não julgar as pessoas pela aparência, aliás, além de ter ouvido várias vezes também posso presenciar que nos lugares em que socialmente mais se tem medo de estar, como manicômios, CAPS, clínicas de recuperação, por exemplo, são os que mais se encontra afeto, carinho e solidariedade.Uma lição à todos nós.
Pena que infelismente minha hora aqui na Lan house está prestes a terminar, pois ainda teria muito a escrever, tanto sobre a MEFISA, quanto a outras histórias e figuras incríveis que cruzaram meu caminho.

bjos e abrçs a todos!!!

...Pedalando pelos mundos...

6 comentários:

  1. JA FUI UMA ALUNO DA MEFIJA TENHO A FALAR QUE LA TEM UMA OTIMA COBERTURA ESPIRITUAL LA E UM LUGAR DE DE PAZ E UM BOM LUGAR PARA TER COMUNHÃO COM DEUS
    PASTOR NATHANAEL OBRIGADO

    ResponderExcluir
  2. e muisnto legal la eu tava la quando vc passo la eu era hum interno e grasas a deus me recuperei esse lugar e muinto abençoado por deus

    ResponderExcluir
  3. que bom que esté lugar é lembrado pois cada um que passa por lá,e recebe um sementinha de amor...
    setemberg

    ResponderExcluir
  4. A MEFIJA é um lugar de benção mesmo! É na simplicidade que esses alunos encontram a Deus e mudam de vida!

    ResponderExcluir
  5. eu conhece la por acaso dei carona para o coordenador do espaço Porém a garra daquele povo é imensa e, mesmo em meio as dificuldades, não falta acima de tudo a vontade de sair das drogas e começar uma nova vida.
    Em poucos lugares me senti tão bem recebido, realmente um grande ensinamento de vida pra qualquer pessoa eu visitei e fique apaixonada com aquela paz que sentimos la realmente é lugar de bença

    ResponderExcluir